La Befana

Um novo ano se iniciou e com ele novas oportunidades. Nada melhor do que começar o ano conhecendo a história de uma bruxinha que é um dos ícones mais famosos da Itália.
Você deve estar achando estranho comemorar o dia de uma bruxa ou então que eu estou falando do Halloween. Mas não é nada disso… O que acontece é que na noite do dia 05 para o dia 06 de janeiro na Itália ocorre o dia da Epifania ou da Befana. É o mesmo dia dos Reis Magos aqui no Brasil, e dia de desmontar a Árvore de Natal. Ela é uma festa tradicional local, que está ligada diretamente com o Natal e o Ano Novo. A palavra "Befana" tem origem da palavra grega "Epifania".
A Befana (que é a nossa famosa bruxa boa) é uma velhinha com uma vassoura que entrega doces para as crianças que foram boas durante o ano, e carvão para as que foram más. De certa forma, podemos comparar a Befana com uma versão italiana e feminina do Papai Noel, com muitas diferenças um do outro é claro. Mas vamos agora conhecer a lenda da nossa bruxinha.

La leggenda della Befana

Segundo a versão mais conhecida sobre as várias que se referem a Befana, temos a seguinte:
“No dia que Jesus nasceu, os Três Reis Magos que estavam a caminho do encontro do Filho de Deus para conhecê-lo e entregar os presentes, se perderam e acabaram encontrando a casa da Befana em um lugar deserto. Ela era uma simpática velhinha que os recebeu acolhedoramente. Perguntaram se ela sabia o caminho para Belém, mas infelizmente ela também não sabia. Então os Três Reis Magos agradeceram e continuaram o seu caminho, porém antes convidaram a Befana para seguir com eles e conhecer o menino Jesus, mas ela recusou o convite, e depois acabou se arrependendo, saindo a procura dos magos com um cesto de doces, sem nunca mais encontrá-los. Desde esse dia ela seguiu a sua jornada sozinha deixando doces em cada porta que havia uma criança na esperança que um deles fosse o menino Jesus.”
A tradição diz que é preciso deixar a janela aberta, com uma meia vazia para que a Befana deixe os doces ou o carvão.
Imagem 1

Festa della Befana

Na Itália a Festa da Befana é comemorada com muita festividade, comidas e fantasias. Nesse dia, mulheres e homens se vestem de Befana e saem pelas ruas para celebrar esse dia, e muitos entregam doces para as crianças nas meias em suas janelas ou simplesmente para as crianças nas ruas. Cada pessoa se caracteriza de Befana da maneira que desejar, o importante é que a tradição da festa continue sendo mantida.
Os mercados e lojas ficam cheios de artigos relacionados a Befana, principalmente meias que muitas vezes estão recheadas com guloseimas, e da boneca da Befana feita de madeira.
Na maioria das cidades da Itália, o dia da Befana é considerado mais importante que o Natal, principalmente em Roma, sendo o ponto de encontro para a festa na Piazza Navona, onde ocorrem shows, apresentações com fantoches da Befana, e um comércio local com artigos relacionados, e muitas pessoas fantasiadas em sua homenagem.

Imagem 2
Imagem 3

Imagem 4

Imagem 5

Musica “La Befana

A Befana é tão famosa que a sua história é contada até através da música. Gianni Morandi, um cantor italiano, que venceu em 1987 o Festival de Sanremo, compôs uma música sobre “La Befana”, que conta sobre a sua vinda da noite da Epifania. Veja a seguir a letra e ouça a música:

La Befana - Gianni Morandi

Trullala’ Trullala’ Trullala’.
La Befana vien di notte
con le scarpe tutte rotte,
con la calza appesa al collo,
col carbone, col ferro e l’ottone.
Sulla scopa per volare.
Lei viene dal mare.
Lei viene dal mare.
E la neve scendera’
sui deserti del Maragia’,
dall’Alaska al Canada’.
E partire lei dovra’
e cantando partira’
da ciociara si vestira’,
con il sacco arrivera’,
la bufera vincera’.
E cantando trullala’,
la Befana arrivera’.
Trulalla’ Trullala’ Trullala’.
Un bambino, grande come un topolino,
si è infilato nel camino,
per guardarla da vicino.
Quando arriva la Befana
senza denti
salta, balla, beve il vino.
Poi di nascosto s’ allontana
con la notte appiccicata alla sottana.
E un vento caldo soffiera’
sui deserti del Maragia’,
dall’Alaska al Canada’.
Solo una stella brillera’
e seguirla lei dovra’,
per volare verso il nord
e la strada è lunga
ma la bufera vincera’.
E cantando Trullala’,
la Befana se ne va.
E cantando Trullala’
Truallalero Trullala’
Trullala’ Trullala’ Trullala’

Film “La Befana vien di notte”

Depois de ouvir a música sobre a Befana que tal assistir um filme divertido sobre a mesma? Esse filme se chama “La Befana vien di notte”, que estreou no dia 27 de dezembro de 2018, de gênero comédia, dirigido por Michele Soavi, com Paola Cortellesi e Stefano Fresi. Conta a história de uma bela professora chamada Paola, que se transforma em Befana à noite. Mas certa vez é sequestrada por um fabricante de brinquedos que quer se vingar dela por ter arruinado a sua infância. A Befana acaba sendo ajudada por seis estudantes que entram em uma aventura mágica, passando por lugares de tirar o fôlego.

Veja o trailer a seguir:

E você? Ganharia doces ou carvão?

Gostou do post e quer saber mais curiosidades da Itália?
Continue acompanhando o meu blog e compartilhe na sua rede social.